03/07/2018 às 21:00 Dicas

Como se preparar para um ensaio fotográfico?

3635
5min de leitura

Todas as pessoas que um dia pensaram em realizar um ensaio fotográfico ficam se indagando em como se preparar para esse dia. Existem diversos questionamentos que pipocam em sua mente, tais como: Que roupa usar? Fazer o cabelo ou não? Será que sairei bem na foto? Entre muitos outros.

A fotografia tem um poder de eternizar lembranças. Até porque, a vida é preciosa demais pra guardar só na memória. Vai que um dia ela falhe.

Por isso a finalidade de todo o ensaio fotográfico é imortalizar sentimentos, de forma que lá no futuro ao se deparar com as fotografias traga toda emoção vivida. Para cumprir essa finalidade é necessária que ocorra tudo da melhor forma possível.

Então, para acabar de uma vez por todas com essa preocupação separei para vocês algumas dicas que servem para qualquer tipo de ensaio.

1 - Alimente-se bem.

Talvez esteja se perguntando o que isso tem a ver com fotografia, mas faz muito sentido. Procure evitar alimentos gordurosos, massas, alimentos picantes, bebidas alcoólicas e gaseificadas. Pois causam inchaço e retem líquidos. Ai ninguém fica confortável nessa situação, ainda mais diante de uma câmera. Não coma muito na noite anterior ao ensaio, de preferência escolha alimentações leves para evitar qualquer imprevisto.

2- Cuide da pele

Muitos clientes não se preocupam pensando que o amiguinho “Photoshop” irá resolver tudo na pós produção, sim ele pode dar um jeito. Embora realizamos o tratamento de pele, o quanto menos “manipulação” estiver melhor. Assim o resultado e o sentimento ao se deparar com a foto será bem mais impactante, pois será o mais natural possível.

Em virtude de uma pele saudável, comece uma semana antes o ritual de hidratação do corpo e do rosto. Beba bastante água, pois é perceptível uma pele desidratada. Quando se faz uma boa hidratação a pele fica mais sedosa e com brilho natural. Espinhas, manchas, cicatrizes… podem ser escondidas com a maquiagem.

3- Pense nos detalhesEssa dica aborda cabelo, make e outros detalhes.Para começar vamos falar de maquiagem. Antes de qualquer coisas nada se compara a uma maquiagem realizada por um profissional, então se possível se prepare com um especialista. Procure ornar a maquiagem com o tipo de roupa, locação e horário do ensaio.Outro passo é analisar se a coloração do cabelo está conforme gostaria, verifique se está precisando retocar a raiz ou de uma hidratação, se for necessário algum reparo faça com antecedência principalmente tinturas.Os cílios postiços é um grande aliado, garante sucesso em qualquer maquiagem. Pois dá maior destaque a expressão e valoriza o olhar. No entanto, se não souber utilizar acaba com a maquiagem. Porém, se você não gosta é só caprichar na máscara de cílios  Não esqueça das sobrancelhas, das unhas e do blush, pois ele ajuda a modelar o rosto.

4- Conheça seu corpoPara chegar arrasando no dia do ensaio fotográfico você não precisa ser modelo, só precisa conhecer seu melhor ângulo. Vai até um espelho e fique fazendo carão, olhando de perfil, olha com a cabeça mais para baixo ou mais elevada… Não existe macete, você precisa testar. 

É possível analisar admirando as suas fotos preferidas, olhe em que posição fica seu rosto, pegue fotos de inspiração e tente testá-las para perceber como seu corpo se comporta e se gosta ou não de algumas posições.

5- Escolha bem os looks

Pode parecer clichê, mas é bom lembrar assim mesmo. Menos é mais! A roupa é algo importante para a composição de uma fotografia, mas ela não pode ofuscar você. Por este motivo evite estampas gigantes, muitos acessórios, nada que te ofusque. 

Procure evitar roupas apertadas e desconfortáveis e não fique na neura de ter que comprar roupas, se puder e quiser comprar tudo bem, mas às vezes você tem peças incríveis só  que está esquecida ai no guarda roupa. Mas não vou me aprofundar nesse assunto, pois é um gancho pra outro post.Então utilize roupas que contrastem com sua pele, cabelo e que sejam peças que combine com sua personalidade. O ideal é levar no máximo 3 looks lembrando que as peças e os calçados apropriados para a locação, até porque não dá pra usar um salto fino na areia da praia.

6- Arrume tudo antesPara não correr o risco de esquecer alguma coisa em casa, separe com antecedência as combinações (Roupas, acessórios, sapato) de cada look, assim fica mais fácil na hora de vestir e não esqueça dos produtos para retocar a make. Revise o horário marcado com o maquiador, o tempo do percurso até a locação  e a hora que tem que acordar para evitar qualquer surpresa.

7- Durma cedo

É evidente que não seja nada fácil cumprir esse ponto, em virtude da ansiedade. No entanto essa atitude é muito importante, pois o sono não serve só para descansar a mente mas também os músculos.. 

Quando a pessoa tem uma boa noite de sono ela evita aqueles indesejados olhos vermelhos, olheiras e uma boa disposição para as fotos e acredite dá pra perceber a diferença no rosto de quem dormiu 6 a 8 h e outro que dormiu 3.

8- Não se atraseChegar no horário é um ponto muito importante. Quando se fala em ensaio fotográfico não tem como não pensar em luz, até porque fotografia significa escrever com a luz. 

Chegando atrasado corre o risco do seu ensaio ter que ser mais rápido, até porque se o fotógrafo marcou às 16h porque o sol vai embora às 18h e você chegou às 17h, só restará uma hora para realizar todas fotos. Então se programe para chegar no horário combinado. 

No caso do fotógrafo não oferecer pacote com maquiagem, agende com  o maquiador com uma ou duas horas de antecedência, de acordo com a distância da locação para não surgir nenhum imprevisto.

9 - Fique atenta as dicas do fotógrafoTem coisas que já sabemos que não ficará  bem na composição da foto, por isso aconselhamos substituição, seja ela sobre a make, vestimenta, entre outras coisas… Mas claro que isso resolvemos antes do dia das fotos :)  Fique atenta para as dicas no decorrer do ensaio, acredite vai valer a pena!Mas todo fotógrafo gosta de criar, então pode dar sugestão que todas são bem vindas.

10- Divirta-se

Essa é uma dica primordial. Claro que para um trabalho de excelência todas as dicas formam um conjunto perfeito. No entanto, não adianta nada uma bela maquiagem ou uma locação incrível, se você não curtir. Como foi dito anteriormente, o objetivo são boas lembranças, então não se contenha! Caso tenha desejo de sorrir, pular, correr, fazer careta, não pensa muito não. Vá e faça! Assim, você terá registros bem espontâneos e verdadeiros, demonstrando quem você realmente é.SEJA LIVRE!

As dicas que compartilhei são fáceis né? Acredito que se você segui-las irá ter um ensaio fotográfico de sucesso!Se tiver sugestões de post que gostaria de ver por aqui, é só deixar nos comentários.

03 Jul 2018

Como se preparar para um ensaio fotográfico?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Como se preparar para um dia de fotos Dicas Dicas para ensaio fotografico Fotografia

Quem viu também curtiu

02 de Jul de 2018

Qual a importância da fotografia?

20 de Ago de 2018

Decidi Parar!

26 de Dez de 2019

Três formas de amarrar um turbante