Imagem capa - Qual a importância da fotografia? por Vinicius Lima
Bate-papo

Qual a importância da fotografia?


Desde os primórdios antes da criação da Fotografia, o ser humano via a necessidade de registrar informações, com a finalidade de transmitir às gerações futuras.

Os primeiros registros da fotografia (1826) foram com o objetivo de registrar as guerras, a escravidão, o estilo de vida da comunidade, ou seja, é uma vertente totalmente diferente de hoje. Atualmente as maiorias das fotos são pra registrar momentos bons, até porque, quem é que gosta de relembrar os momentos ruins né?


Confira abaixo 5 motivos para motivar-te a tirar cada vez mais fotos:


Por que fotografar?


1 - Eterniza momentos


“Uma fotografia é um instante de vida capturado para a eternidade.”

O objetivo principal da fotografia é esse, tornar um momento único em algo eterno. Seja ele uma viagem, um sorriso, o primeiro passo do filho, um momento em família…Poder guardar essa informação e passar de geração a geração. Assim, netos, bisnetos e as gerações futuras terão acesso a esse contexto vivido.

Quando fotografo me sinto um super herói, pois consigo parar o tempo.  


2 - Resgata emoções


Todo click traz consigo a chave da “caixinha das memórias”, pois consegue ativar memória cinestésica trazendo a tona todas as emoções vividas naquele momento,  em qualquer período da vida. Um exemplo é quando alguém sorri ou chora ao olhar uma foto.

Tudo na vida é baseado pela memória. Quem conhecemos, como vivíamos, o que sentíamos. Por isso é importante nos lembramos do que é bom. Todas essas fases são responsáveis por uma parte da construção do nosso “eu do futuro”.


3 - Conta uma história


Roupa, cabelo, decoração da casa, ângulo é algo riquíssimo em informações.

Por meio da fotografia podemos perceber, a época da foto, a mudança no nosso jeito de ser, se melhoramos ou pioramos.

Também podemos analisar as primeiras fotografias no mundo e sua história e  perceber o quanto evoluímos. Este parâmetro de análise só é possível devidos as informações históricas que resistiram com o tempo, por meio da fotografia.



4 -  Se descobrir


Quando se prepara para um ensaio fotográfico você começa a analisar em qual ângulo seu rosto fica melhor, as poses que valorizam seu corpo, a melhor forma de colocar seu cabelo. Assim de uma forma simples, você está se descobrindo e entendendo cada vez mais seu corpo.

 

 

5 - Empoderar


Ao se deparar com um retrato lindo seu, vestindo uma roupa legal, em um lugar onde se identifica, somado com um ângulo que te favoreceu, o sentimento de empoderamento vem à tona.


Um bom registro te faz enxergar o poder que você tem, trazendo autoconfiança, autoestima e despertando a mulher poderosa que existe dentro de você.

“O padrão de beleza é você se sentir bem! Ser linda de alma e coração também.”



Espero que esse post possa ter ajudado você a enxergar o valor de uma fotografia. Caso queira acrescentar, tirar dúvida e fazer uma fotografia é só entrar em contato.

Então, qual momento da sua vida deseja eternizar? Não fique apenas contando com a memória, pois qualquer dia ela pode falhar hein!